quinta-feira, 10 de março de 2011

A Amizade

Eu sei que não diz respeito a vocês, porque é problema pessoal meu, mas eu PRECISO escrever aqui. Estou irritada, magoada e me sinto na necessidade de descontar em alguém e esse alguém, caro leitor, é você. PAH!.


Vamos começar pelo dicionário!

O Dicionário é um livro que só conta o prático das coisas, sem muita profundidade e sem ser relativo. Ele fala o que as pessoas querem ler para encostarem a cabeça no travesseiro em paz.
De acordo com o dicionário, amizade é um relacionamento humano que envolve, mutuamente, afeição, lealdade e até altruísmo. É a tendência de desejar o melhor para o outro. Simpatia e empatia. Honestidade. MY EGGS EXPRESS.

Está claro que quem definiu a amizade no dicionário não tinha amigos, porque amizade vai além desse mar de rosas... A Bíblia inclusive (falou a Testemunha de Jeová agora!) tem uma frase pouco melosa sobre, mas deveras original: ''Quem encontra um amigo, encontra um tesouro''.

Nem todo mundo está apto a ser amigo de todo mundo. Normal. As pessoas podem se gostar, se admirar, sair, emprestar a roupa, emprestar grana, ir ao cinema e comentar quão gatinho era o vilão, tomar um chopp, falar besteira, jogar fifa2011... mas nem todo mundo consegue levar a diante uma amizade. Nem todo mundo tem preparo físico pra isso.

A palavra amizade tem um peso tão forte, que exige muito da musculatura da paciência. Paciência para entender que o seu amigo não é a pessoa mais perfeita (por dentro e por fora). Paciência para saber que a criatura é indecisa, às vezes chata, deslumbrada, vaidosa, explosiva, passiva, autoritária, otária, filhadaputa... Enfim, paciência para um monte de coisa feia que você invariavelmente vai encontrar em outras pessoas e não vai tolerar, mas que no seu amigo você abstrai! É como se o amigo fosse um ensaio da vida e, quem gosta de viver, gosta de ter amigo por perto. Porque a vida é foda, mas é divertida.



A graça da amizade é justamente o grau de paciência que você tem com um ser tão escroto e simultaneamente tão admirável. Porque o amigo admira. O amigo consegue ver o lado bonito se sobressair sobre o lado ruim, sem máscaras e filtros. A amizade não tem Photoshop.

Aliás, falando em termo moderno, tem um que está super em alta e que as pessoas praticam tanto, mas tanto, que elas acabam perdendo amigos sem se sentir. O famoso: ''PREGUIÇA DA PESSOA''. Quando você opta por ter preguiça ou vergonha alheia, você condiciona um ser humano (com as mesmas falhas que você) a ser algo descartável e desinteressante. Você vira um negligente da sua vida.

Pode até ser um defeito da minha geração mesmo, a geração JPG, que decupa as melhores coisas e dá Control+Z ou mesmo DELETE no que acha errado ou fora do padrão. Mas a vida real não é assim.

Um exercício que eu tenho praticado é a PREGUIÇA da PREGUIÇA DA PESSOA. Tem dado certo, aos trancos e barrancos, porque eu admito que não sou nenhuma Madre Tereza (embora ache o look dela fechação!). Talvez hoje eu dê tanto valor a isso por estar longe da minha gente. Aquela, que me conhece de vários carnavais e sabe como eu sou, sem carão, sem paixonite de amiguinho recém apresentado.

E quando você está longe das suas pessoas, você fica mais em evidência para que os outros lhe amem ou lhe odeiem, porque seus defeitos estão mais em evidência, como uma autodefesa. Toxinas sociais eu acho. Newton saberia explicar isso melhor.

E não, não é coitadice. É só um desabafo desses, de blog, que deu vontade de falar aqui, com o coração apertado. Não foi um dia bom, mas foi um dia necessário.



Síntese:

- NÃO SE EXPONHA DEMAIS SUAS CONQUISTAS E FELICIDADES PARA AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM VOCÊ. CONVIVER NÃO É GARANTIA DE NADA.

- SEJA CONFIÁVEL SEMPRE, DE CORAÇÃO, MAS NÃO ESPERE O MESMO DOS OUTROS

- DEIXE QUE A VIDA SE ENCARREGA DE LHE SURPREENDER. FAÇA O SEU, NO CAMINHO DO BEM SEMPRE, SEM PUXAR O TAPETE DAS PESSOAS, QUE COISAS BOAS VIRÃO

- VIVA CADA MOMENTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO COM SEUS AMIGOS.

Esse post foi uma homenagem a quem sempre esteve do meu lado e que hoje não está mais e faz muita falta, o Luiz. Também à Karol, que tão longe... =/

Okey? Então Ok.

5 comentários:

  1. ow amiga....adorei o texto q concordo com tudo..queria te dar um abraço..apesar do pouco tempo q estivemos juntas naum dá pra esquecer da pessoa sensacional q Vc é..
    e..daquel dia que demos uma de dupla sertaneja..e cantamos na Famel kkkk ..e tbm no ônibus "O dia em q eu sai de casa...." detalhe:1 e 2 voz!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, seu blog é muito bom... leio e parece que sou eu que estou falando, me encaixo com suas palavras... palavras elucidativas, por sinal.
    Parabéns!
    Tomara que a criatividade esteja sempre contigo!
    ^^'

    ResponderExcluir
  3. isso ai tia
    brodagem acima de tudo

    goxto muixto dexte texxto da uma lida

    http://papodehomem.com.br/at-quando-fazemos-novos-amigos/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto!!! Muita gente confunde interesse/network e companheiros de farra com amizade. Amigo conhece seu lado B e seu lado A, e aceita você assim mesmo e a gente não tem vergonha de se expor pra um amigo verdadeiro...

    ResponderExcluir