sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os Programas de TV.

"Oi, auditório mais lindo do Brasiiiiooooo!!!  Ela não é linda, gente? Tá cada dia mais jovem! Hebe, sua gostosaaaa" - é com esta declaração clichê que eu começo o post de hoje, bastante aguardado, por sinal.

Programas da TV formaram meu caráter e o de toda a geração Y. Cresci maquinando possibilidades de um dia ser como os apresentadores de nossas queridas emissoras abertas. Lógico que, na condição de aspirante a diva, sempre quis algo além de minhas contemporâneas. Enquanto todas queriam ser Paquitas, eu queria ser a Hebe Camargo.

O motivo é bem obvio: a Hebe usava jóia grande. Todo mundo ia com roupa de casamento pra Hebe. A Hebe distribuía flores da Catia Janini para o público - eu nem sabia que diabo era Catia Janini, mas só em ser Catia Janini já tava bom.

Então eu me mentalizava descendo uma escada de LED com gelo seco, pegando nas mãos das pessoas, sendo recebida por dois Go Go Boys e tomando um café da manhã reforçado que nem a Xuxa. Por falar nisso, que café da manhã era aquele, gente? Quem é que nessa face terrestre corta melancia, mamão, melão, maçã e carambola em sentido zigue zague só para satisfazer o próprio ego?

A Xuxa não tinha noção da caristia que era aquilo. Nunca que a minha mãe ia gastar moraaaango no café! E suco de jarra de vidro, gente!? Lá em casa só tinha suco de jarra de vidro quando vinha visita. A gente já sabia que vinha alguém por esse sinal e pela salada de travessa. Era chique.



Outro programa bacana era o do Gugu. Quando você pensava que ele já promoveu todas as faixas possíveis do CD do É O Tchan, ele conseguia se superar e lançar uma nova, e mais outra, e outra...
Fora o fato do cara ter vencido preconceitos. Ninguém acreditava na virilidade do Gugu, por ele ser um homem de voz de coelho da páscoa com nome pueril. Aí um dia ele engravida uma mulher, mostrando para todos que era um varão como qualquer outro.

Uma das coisas que eu mais gosto no programa do Gugu é a câmera transvaginal, que revela o endométrio de suas assistentes de palco, enquanto elas dançam sensualmente ao som dos seguintes versos:

"Meu pintinho amarelinho / cabe aqui, na minha mão / na minha mão / quando quer comer bichinhos, com seus pezinhos ele cisca o chão" (Oscar Wilde)

Também curto quando ele vai lançar a revista masculina cuja capa foi estampada por uma de suas convidadas. Na publicação, ele põe cuidadosamente a unha do dedo mindinho para tapar as genitais. Em seguida, anuncia a matéria dos padres cantores e o helicóptero mortífero de Silvana Kieling, que provavelmente sobrevoará algum terrível acidente.



Mas nada supera os quadros de cunho social. São transformações, dias de princesa, reenvio de nordestino para a terra natal... Inclusive acho uma injustiça mandarem meus conterrâneos de avião para casa. Particularmente, defendo que o retorno seja como a ida - caminhão mambembe lotado. O motivo é simples: nordestinos vêm pro Sudeste de pau de arara e não de Gol justamente para fugir da fome.

Nordestino é assim: na seca, se apega a São José. Na estiagem, a Santo Expedito. Na chuva castigando, a São Pedro... mas com um maxi goiabinha para passar por 3 conexões, meu povo, você perde até a fé.

O importante é que nos quadros voltados ao social, sempre há uma história para comovente para embasar um bom merchan, tudo muito disfarçado na premiação.

"Gugu, nós nos sensibilizamos com a história da menina Kédima Juscilenne, e vamos doar:
(   )UM ANO DE CESTA BÁSICA - Adooooro quando começa assim!
(   )UM KIT DE BELEZA EMBELLEZE - Sempre na coloração louro mel, que num deve sair muito...
(   )UMA CESTA DE BATONS MAXTOM - Não entendo a relação desse prêmio com passar fome.
(   )UM CAVALINHO UPA UPA - desse menos ainda... Aguardo explicações.
(   )UM CURSO PROFISSIONALIZANTE MICROLINS - Porque o mundo vai se acabar em telemarketing e pendrive mesmo...
(   )UM CHEQUE DE 2 MIL REAIS PARA ELA RECONSTRUIR A VIDA - Fé é tudo,, gente.






E, principalmente e não mais que principalmente, a máquina de fazer fraldas. Alguém aí conhece um ser humano que tenha adquirido uma máquina de fazer fraldas? Quem ousa confrontar a credibilidade e a qualidade dos produtos PomPom, Huggies turma da mônica e Pampers? Quem compra? Como uma família sobreviverá vendendo fraldas?  E como uma família sobrevive comprando?

É tão difícil hoje em dia ligar a TV e saber que só se vê notícias ruins. Fome, guerra, catástrofes e o programa da Sônia Abrão assolam o mundo. Ainda bem que existem os merchans para segurar a audiência e "falar de coisa boa". Isso me tranquiliza e hoje eu sei que, por maior que seja a dificuldade que eu passe na minha vida, sempre haverá um Juarez da Tek Pix e uma Aracy da Top Therm para dar um recadinho rápido pra você.

"Porque se a vida te der limões, faça uma limonada no novo Super Juicer Wallita. Sucos frescos, rápidos saudáveis em segundos por apenas dez parcelas de 19,90 - menos de um real por dia."

Okey? Então Ok.

4 comentários:

  1. Incrível Leila...
    Muito incrível, adorei :)
    Parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  2. o filho do gugu foi conseguido através de inseminação artificial, o que torna válida a possibilidade baitolística dele.

    ResponderExcluir
  3. ahahah mto bom, gente!

    ResponderExcluir