quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Aluguel de um apartamento.

Quando me mudei para São Paulo, em Agosto, havia um plano. Eu dividiria apê por três meses, alugaria um kitinet por seis, depois alugaria um apartamento pequeno e, por último, daria entrada em um maior, sendo dona de uma casa própria aos 25 anos. Mas a vida nos destina surpresas: geralmente em forma duma puta decepção. Isto, claro, se você for filho de Oxossi com Murphy, como eu.

Primeiro porque o fator grana em São Paulo é, como diriam os fenícios, foda. Tudo é muito caro. Se você leu O Segredo de Luisa aos 19 anos e encasquetou que tem espírito empreendedor, saiba que sua vida só terá 3 certezas a partir de então: a morte, os impostos e o salário do seu contador. Em síntese: se fudeu.



Conformada com isso, percebi que kitinets na Maria Antônia (onde moro) têm preço alto, como os apês bacanudos da Avenida Beira Mar (onde morei), em Fortaleza. É absurdo. Pior que sempre vai ter um porteiro com a desculpa Padrão:

''Ahhh, moça! É que aqui tem o Mackenzie do lado, né?!''

Gente, fala pra mim: quem é o Mackenzie na noite? Eu tô me lixando pra isso! Lá só tem playboy filho de fazendeiro que veio do interior para praticar evasão na cidade grande. Inclusive sou a favor do projeto ''Criança fora da rua dentro da escola'' para os Mackenzistas. Mas nem vou me estender muito nisso, porque os estudantes desta célebre instituição de ensino têm sua importância no mercado.O mercado de bebidas.



Fora que o movimento dessa juventude aqui nas redondezas até deixa a rua mais...tranquila, relax e tal. É que é muita maconha, vocês não têm noção! Se são tão moderninhos assim, deviam fumar na mesa de jantar com os pais, que pagam a mensalidade do curso (momento Leila Germano de Trabalho Familia e Propriedade)!!! A propósito, se eu puder dar um conselho para a vida, direi que nunca ouça o que um porteiro tem a dizer em defesa de algo. Porteiros têm duas únicas missões nesse plano: dormir e provar para qualquer mulher que além de cabeça, tronco e membros, ela também tem bunda e peito.

Mas em nome dos meus propósitos, fui firme e abstraí drogadinhos, porteiros fanáticos, aposentados que passeiam com poodles e vestem calção ''santropeito'', de modo a dividir as bolas... tudo! Comecei a caça ao melhor micro apê da região. Então deparei-me com um gargalo logístico do setor imobiliário que eu jamais pensei que poderia existir:
- PESSOAS NÃO PODEM ALUGAR IMÓVEIS -



É, caro leitor... Para que você entenda o ninho de rato em que me meti, preparei um diagrama:

1) Você precisa morar, mas não tem grana para ter uma casa própria então você.... ? ALUGA
2) Para alugar, a imobiliária te pede um...? FIADOR COM DOIS IMÓVEIS DE GARANTIA


PAROU!!!! 
Pensem comigo: ninguém em sã consciência quer ser fiador de ninguém nos dias de hoje - exceto na relação entre pais e filhos, claro. Depois tem o fator DOIS IMÓVEIS de garantia. Quem é que tem DOIS IMÓVEIS dando sopa em São Paulo e põe o filho pra morar de aluguel num kitinet ?????

3) Aí você pede auxílio ao Seguro Fiança da Porto Seguro e...? ELES PEDEM COMPROVANTE DE RENDA.
4) Você dá, então eles pedem comprovante de que trabalha há séculos na empresa.
5) Então eles pedem comprovante de residência sendo somente válido: água, luz e telefone.




PAROU!!!! 
Se você trabalhasse há séculos na empresa, certamente seria promovido e certamente estaria dando entrada em uma casa novinha em folha. Outra coisa: não há, eu disse NÃO HÁ, a menor chance de uma pessoa que está procurando apartamento para alugar em uma cidade nova ter comprovante de residência DA RESIDÊNCIA!!!!!! 

Resumo da ópera: a pessoa que criou essas diretrizes só pode ser mais perdida que tic tac em boca de banguelo. Mas tudo bem, vou até o fim nesse processo, pois posso ter levado NÃOs, posso ter levado fumo, mas se tem uma coisa que eu não levo nessa história é desaforo pra casa. Até porque ainda não há uma casa.

Okey? Então OK.

6 comentários:

  1. Encontrei as mesmas dificuldades para alugar apê em Fortaleza.O procedimento é o mesmo,ou até pior,porque além do fiador,tem que dar caução de seis meses até um ano.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk... tbm enfrentei a msm coisa e isso em Sobral...

    ResponderExcluir
  3. Quando vim de MG pra trabalhar em SP, morei numa pensão de estudantes da USP ali no Butantã... Dica: tem algumas só pra mulheres

    ResponderExcluir
  4. E o que aconteceu com o espanhol? Ah, teu blog é ótchimo :)

    ResponderExcluir
  5. kkkk... muito bom Leilão!

    ResponderExcluir
  6. Também passei pelo mesmo em junho.
    Depois de ter tomado um samba de vários corretores (ô raça), finalmente consegui o tão esperado ap em agoosto.

    ResponderExcluir