domingo, 19 de dezembro de 2010

O meu Natal

Faltam quatro dias para o Natal. Quatro dias para eu escolher algo realmente mais convincente que uma bandinha de Lexotan ao som de Arnaldo Antunes e esperar o sol nascer.  Minha família está longe. Meus amigos, os de infância, estão longe. Meu passado está longe.




O Natal também foi um dia ruim, porque foi o dia que o Luiz morreu. Faz um ano que meu melhor amigo morreu. Exatamente na madrugada do dia 24 para 25 de Dezembro. Pouca gente que me conhece de redes sociais sabe disso, mas eu tinha uma segunda face, um segundo coração batendo fora de mim. Luiz hoje deveria estar com 22 anos e um sorriso imenso no rosto por eu ter vindo para São Paulo - na cabeça dele, a paulicéia desvairada é o reduto dos VIPs. Sim, ele era bem deslumbrado, mas nada que tirasse seu brilho.

Não tem sido fácil esse tempo longe de tudo o que construiu minha identidade: vida simples, low profile, amigos despojados, pais sem estudo, minha paróquia, a academia (e o corpo magro, que aos poucos vem ganhando volume), meus livros, meus desenhos, meus gatos... Hoje a Leila Germano que escreve nesse blog assumiu um compromisso - quase um pacto de sangue - com o humor.


Eu preciso me manter alegre. Eu preciso me manter focada. Eu preciso me manter cordial com todo mundo sempre, do jeito que eu gostaria de ser tratada. Não tem sido fácil. Uma válvula de escape, lógico, é essa loucura quase milagrosa chamada Internet. Twitter, Facebook, o próprio blog... tudo isso tem me deixado sob controle, mais alguns amigos de São Paulo que pararam para entender o que tenho passado aqui.

É complicado, colega, percorrer uma estrada que você não conhece, usando a educação recebida de casa e um pouco dos instintos. Tenho aprendido na marra a perceber quem me faz bem e quem não faz. Tenho andado apática com as pessoas e me surpreendido, por incrível que pareça, com atitudes simples! Uma boa conversa - sem interesses - é artigo de luxo, um abraço comove, um beijo extasia, um olhar desarma. Estamos na cidade onde tudo isso é mais difícil de se conseguir. São Paulo é um mundo zipado e cada pessoa aqui é um arquivo de extensão diferente. É aqui que me propus a viver e vou vivendo, construindo minha história, dia por dia, tijolo a tijolo...



O Natal é bonito na Paulista, mas não tem mais significado para mim. Pode parecer heresia da minha parte, católica, ex coroinha, ex coral de igreja, ex liturgia... Pode parecer heresia, mas é só tristeza mesmo. E que Deus perdõe minha sinceridade, mas o Natal hoje é só saudade, inclusive do tempo em que eu contemplava Jesus menino, na manjedoura.

Jesus menino, ele me entende. Porque nesse Natal, quem vem ao mundo - o zipado - sou eu também. Esse é meu primeiro Natal em São Paulo. Esse é o primeiro Natal da minha nova vida. E que eu nunca perca os calos da antiga, que me trouxeram até aqui. :)

Saudades mãe, pai, irmãos, vó, Karol, Juarez, Alvinho, Júnior, João e todo mundo que passou pela minha história e nunca sai dos meus pensamentos. Breve a gente se reencontra.



E vocês, leitores, não esqueçam de mandar Papai Noel tomar no cu. Não esqueçam de viver o que o Natal mais traz de bom: a VIDA. Abracem seus pais e amigos por mim e digam o quanto os amam.

Okey? Então OK.

=)

Um Feliz Natal a todos.

9 comentários:

  1. espirito do natal virtual19 de dezembro de 2010 às 21:36

    Você ajuda a animar meus dias deprimentes com seus posts e tweets, obrigado por isso. :)

    Vou mandar energias positivas e chakras, só não mando dinheiro pq, né?

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, coração, o que é sentir saudades, tendo e não tendo, ao mesmo tempo... Acredite, vai já passar... Grande abraço e um Natal diferente pra ti, com tudo de melhor que Deus pode proporcionar..BJs!!!!!!!!

    ps - Mandar Papai Noel tomar no cu foi bacana

    ResponderExcluir
  3. Ow amiga juro que me emocioneicom o post..feliz natal.. eu adoro vc..

    ResponderExcluir
  4. Olá Guria... Você me emocionou com esse post onde abriu seu coração. Obrigado por compartilhar isso conosco. Pudemos ver uma Tia Leila sensível que tem sentimentos e perrengues assim como agente. Na em oposição a isso, vimos como ao longo desse ano você tem encarado tudo isso com tanta força, intrepidez, perseverânça e bom humor...

    Desejo-lhe muito sucesso smepre... e que você não desista de seus sonhos...

    Com amor... Claudio Costa (@Cjpcosta)

    ResponderExcluir
  5. Leilão.... assim como os de cima, me emocionei com esse post. Passou um filme na minha cabeça do pequeno tempo que estivemos juntas. Deu saudade... Em abril estarei em SP, vou te avisar pra gente se ver. Mil beijos!

    ResponderExcluir
  6. Po... SP eh mto bom...
    vamos então tomar uma singela cerveja nos arredores de seus aposentos...
    pode ser o glorioso Mac-Fil totalmente despretencioso e simplão!

    :D

    ResponderExcluir
  7. Leila, por acaso o seu amigo Luiz que faleceu era o Luiz que trabalhava na Focus?!
    Gente, tô passada! Faz um ano que o menino morreu e eu nem sonhava! :O
    Jesus!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus, quase chorei com esse! Força, criatura! Você não tem o carinho dessa gente toda nas redes por acaso. Você é única, especial, brilhante, vai longe e sabe disso! Sempre em frente!

    ResponderExcluir