sábado, 25 de dezembro de 2010

O Foursquare e as Compras Coletivas

O fato de você ler o meu blog implica diretamente em você ter um perfil em rede social. Ninguém sabe dele fora do perímetro Facebook e Twitter (Desconsiderem toda e qualquer forma de orkut. Não é de minha natureza). Partindo disso, subentende-se que você já tenha conhecimento do que vem a ser o Foursquare.

O Foursquare, pra quem não sabe, é um dedurador virtual de pessoas. Ele informa, nas redes sociais, onde você se enfurnou em tempo real - o que interessa em geral só à pessoa que está no local, vamos combinar. A mensagem fica mais ou menos assim: 

''I'm at Mercadinho do Seu João (Av Blablabla Whiskas Sachet, 12345, Bairro da Carochinha, Terra do Nunca) htto://4sq.com/xpto''



O mundo ideal, claro, seria se o Foursquare tivesse uma réplica em forma de botão, como o 'Curtir' do Facebook. Já imaginou o botão 'Quem perguntou?' ??? Aí sim.

Uma curiosidade: a Nasa contou toda pomposa que, em outubro desse ano, o astronauta Doug Wheelock foi a primeira pessoa a fazer check in no Foursquare diretamente do espaço. Agora me diz: tua mãe tá morrendo na fila do SUS por falta de remédio e atendimento digno e os caras tão vibrando por que deram um 4sq da órbita terrestre? Quê que é? Querem um biscoito por isso?

Mas devo admitir que para o Marketing isso tem funcionado bem, em se tratando de retorno. O Facebook lançou uma versão própria de localizador: o Facebook Places (versão própria de novo, né, Zuckerberg? Senta lá). Pelo que se sabe, este tem capacidade de atingir um público maior - 500m em relação aos 3m do Foursquare. A vantagem para a gente, que é obrigado a ler sem o botão do desdém,  é que isso pode ser casado com o Facebook Deals, que traz todas as ofertas mais próximas do local indicado. 




Todo mundo têm acessado mais os sites promocionais a partir dessa mecânica de localização e tem visitado mais as lojas achando que sempre vai ser assim. Que nem acontece com os sites de Compras Coletivas, que não têm nada de localização, necessariamente, mas viciam a gente em descontinho. 

O que me deixa indignada desses sites é que eles lotam minha caixa de e-mail com promoções e promoções e promoções. Gente, se não é nada pessoal, por que eles querem me depilar a qualquer custo??? Juro! Um dia desses veio pra mim:

''5 seções a laser (meia perna) por R$ 247,00'' - Nunca pensei que fosse tão caro amputar...



 Fora que eles dão uns nomes bem estranhos aos sites: Clube Urbano, Peixe Urbano... daqui a pouco o saldão de rock do ITunes vai chamar de Legião Urbana (me lembrem de me autoflagelar por ter escrito essa besteira). O Peixe Urbano, em especial, é o nome mais tosco, porque se você parar para pensar, isso dá margem para a gente achar que existe o peixe rural, o que me remete diretamente aquele sabor Galinha Caipira, mas isso não vem ao caso.

O importante é que o Foursquare é bom pra quem usa (que quer provar a todo custo uma vida social dinâmica e interessante em lugares badalados da cidade) e pra quem lê (que não tem essa vida, é gordo, sedentário, tem vergonha de sair de casa e compra tudo da internet). Mas se você, homem casado, quer rastrear sua mulher, dê-lhe em mãos um cartão de crédito conjunto e passe esse sofrimento só uma vez por mês, ao receber a fatura. 

Okey? Então Ok.


2 comentários:

  1. Faz sentido... a do cartão de crédito.. hehehe...

    ResponderExcluir
  2. (comentário do Neto) achei ótmo saber que ele é bom pra quem usa. no mais, estou sobrevivendo sem.

    ResponderExcluir